25.2.08

a casa modernista

Você. Morra de inveja. Mentira. Porque eu pensei em você o dia inteiro, e queria que você tivesse estado comigo. Lembra quando a gente fazia alemão e passava sempre na frente daquela casa modernista? E pensava: Ai, que vontade de entrar e ver se lá dentro é tão legal quanto fora!

Então, hoje eu entrei. E a resposta é sim. Por dentro ela é tão legal quanto por fora. E, de acordo com o que me disse a Maluquinha (a colega de trabalho maluca que vai comigo nas visitas), a casa era ainda mais legal antes (ela é de 1958).


(favor desconsiderar a bixarada na frente)


Lembra da fachada da casa? Vou colocar foto, o mais rápido possível. Os pilares que sustentam a marquise têm, cada um, um círculo vazado. Uma coisa asim, bem simpática mesmo. Mas aí que a escada tem uns elementos bem parecidos com esses pilares da marquise, com o círculo vazado e tudo! É a coisa mais linda evah! E tem um jardim de pedra, mas que antes era um espelho d'água, tipo dentro da casa mesmo, embaixo da escada. E o piso do hall é de pedaços de mármore (de mais ou menos um palmo, de formato irregular) com "rejunte" de granilite.

Não, você não está me entendendo, a casa é muito linda! As janelas são um espetáculo, uma coisa que eu nunca vi antes, têm um desenho bem modernista, mesmo nos quartos, e elas abrem de um jeito muito louco. Juro que não sei explicar o mecanismo, isso tem que ser ao vivo, sorry. As arandelas são fofas demais, estão brancas, mas deu pra ver que elas eram metálicas pintadas de azul, mas uma tinta que não encobria totalmente o metal. E aí todas as peredes eram brancas, mas de noite a casa ficava meio azulada por causa das arandelas acesas! É surreal! Tipo, tem um neon azul dentro do guarda-corpo (numa parte que é translúcida, branco leitoso) que de noite também incrementa mais ainda esse lance azul da casa. Parece brega (e é), mas é muito legal!! Tem que estar lá pra sentir o drama.

E mesmo o taco, não é uma coisa assim, comum, é um parquet lindo-de-morrer. No térreo tá mais acabadinho, mas nada que uma sintecada não resolva. Ah! E os armários dos quartos, eles são a divisória entre 2 quartos, aí é assim, um big armário: a metade da direita abre para um quarto e a metade da esquerda abre pro outro quarto. O fundo do armário de um quarto é um painel de madeira que dá pro outro quarto, e vice-versa. Ou seja, se você está no quarto, metade de uma das paredes é um painel bem lindo de madeira, e a outra metade é armário.

Sério. Estou encantada.

3 comentários:

Anônimo disse...

aaaahhhhhh, eu quero ver tb!!! vc tirou fotos? que maximo saber esses detalhes! mas e ai? pq vc foi la? a casa ta vazia? saiu a empresa que alugava ela? quais sao os planos futuros?

tha disse...

Não tirei, mas a Maluquinha tirou e ela vai copiar pra mim. Vou te mandar um e-mail.

Anônimo disse...

Olá, visitanto este site por acaso percebi que tb conheceço essa casa. Que coincidência!!! Mas num entanro também acha ela muito massa com essa ar modernista. Poste as fostos aqui se possível, principalmente do piso de cacos.
Grato,
Daniel