7.5.12

banco imobiliário, monopoly deal, coloretto, carcassonne

Então seu outro sobrinho vai fazer aniversário. Mas, meu Deus!, ele já tem o War!!!! E agora???!!!! Você ainda não se convenceu das dicas que eu dei antes, e está desesperado! Instintivamente, uma luz se alumia na sua cabecinha oca: "Já sei! Vou dar um Banco Imobiliário!!"

Está bem, eu não vou dizer que eu não gosto de Banco Imobiliário, nem vou dizer que eu não tenho mais vontade de jogá-lo. Não sou mentirosa. Mas vamos combinar? O que eu tenho é mais um saudosismo gigante, por ser o meu primeiro jogo de tabuleiro. Banco Imobiliário, lançado há milênios pela Estrela, é a tradução do Monopoly, jogo da Hasbro mundialmente famoso. A Hasbro veio agora para o Brasil e está vendendo o original Monopoly (claro, em português) e eu sugiro que, se você não for me ouvir de novo, pelo menos compra o da Hasbro, pois a chance de você se deparar com uma maior qualidade dos materiais é bem maior. E o jogo é aquilo que estamos todos carecas de saber: basicamente um jogo de corrida pelo tabuleiro, com o diferencial de haver a compra das propriedades e pagamento de aluguéis no meio do trajeto. Eu gosto, mesmo chegando um ponto em que ele passa a ficar enfadonho por ser longo e repetitivo.

Monopoly (Hasbro)
Ainda assim, eu sugiro que você se aventure em coisas novas, diferentes e, muitas vezes, bem mais legais. Porém, se você ainda não quer sair muito da sua zona de conforto, então vai lá e compra o Monopoly Deal para o guri. É o mesmo que o Monopoly, mas não tem tabuleiro, nem dados/roletas, nem casinhas, são só cartas. Isso deixou o jogo mais dinâmico e mais curto. E, por ser um jogo de cartas, é muito barato! Só dez reais! E o melhor: ele mantém toda a parte mais legal do jogo, que é a compra de terrenos e os aluguéis, apenas a parte chata é o que foi pro saco.

Monopoly Deal (Hasbro)
Tá, aí você vem e diz: mas vou dar um presente de dez reais? Então, tá. Adiciona no pacote: Coloretto, da Grow. Outro jogo de cartas, quinze reais, super gostoso de jogar, bem dinâmico. É um jogo muito simples: o baralho é composto apenas por cores; cada jogador vai juntando cartas na mesa, tentando ao máximo se especializar em poucas cores - pois muitas cores diferentes diminui os pontos, enquanto muitas cartas da mesma cor aumenta os pontos. É muito bom, principalmente para jogar quando estamos esperando dar a hora de fazer alguma outra coisa, pq cada partida dura apenas uns 10 minutos. E, se ainda achar mauito barato, bota no pacote um Uno e um Clue: Suspeitos, ambos jogos de cartas também, que vai ficar supimpa. /tenhosessentaanos

Coloretto (Grow)

Agora, deixa eu arriscar aqui. Está para sair, pela Grow, o Carcassonne aqui no Brasil, com o título Domínio de Carcassonne (deviam estar bêbados!). E é um belo jogo. Mundialmente consagrado, ganhou o Spiel des Jahres em 2001, tem regras super simples, mas com alto grau estratégico. É quase como um dominó, só que mais tenso, rs. O tabuleiro modular é formado por quadradinhos. Mas o jogo começa com uma peça na mesa apenas e cada jogador vai virando e posicionando uma nova peça retirada do montinho de quadrados. Além do tabuleiro, você também recebe seus homenzinhos, que irão demarcar quais são seus territórios conforme o jogo vai se desenrolando. Você precisa posicionar a peça que você tirou do monte, de modo a favorecer seus territórios ou desfavorecer os alheios.

Carcassonne (em breve pela Grow)

Se é para sugerir, dentre os quatro, eu sugiro o Carcassone. Espera ele ser lançado e não vai se arrepender. Mas os outros dois de cartas são bem bacanas também.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tha,

Continuo impressionada!
Acho que voce ja tem uma coleção de jogos!

E sua lista de "jogos que eu quero"!!!

Da sua lista de "Quero Ler" já li apenas: Crime e Castigo, Os Sofrimentos do Jovem Werther, Por Quem os Sinos Dobram e A Metamorfose. Todos ótimos!

Beijão!

MAB

tha disse...

Ixi, tem gente muito pior que eu com jogos, rs.

Minha coleção é fichinha!