21.5.12

pandemic e puerto rico

Bom, chegamos aos meus favoritos, ambos importados.

Começarei pelo Pandemic. Desde que li sobre ele pela primeira vez, fiquei doidinha para tê-lo. Foi meu primeiro pedido (sim, a maioria dos meus jogos foi presente)! E, não se engane, o tabuleiro pode dar essa impressão, mas ele nada tem a ver com War. Seguindo, na realidade, o caminho oposto, Panemic é um jogo cooperativo - são todos os jogadores unidos contra o tabuleiro. 

Pandemic (Pegasus Spiele)
 O pano de fundo é o surgimento de 4 epidemias pelo mundo e todos devem assumir a responsabilidade de exterminar essas doenças, antes que elas exterminem o planeta. Cada jogador terá uma habilidade específica, concedida pela profissão que irá assumir ao longo da partida. Se todos pensarem em conjunto e utilizarem bem suas habilidades, a chance de vencer aumentará. O jogo ainda possibilita níveis de dificuldade, de maneira que poderemos deixá-lo mais difícil em novas partidas, conforme formos pegando o jeito dele.

Pandemic (Pegasus Spiele)
 A mecânica é bastante simples e de rápida assimilação. Com pouco tempo de explicação, já se entende tudo e pode-se partir para a ação. O dinamismo e o frio na barriga ficam por conta das cartas de infecção, que podem desencadear um 'outbreak' (espalha a doença para as cidades vizinhas), e por conta das cartas de epidemia, que estão posicionadas para surgirem numa frequência previamente selecionada (a depender da dificuldade do jogo) e aumentam a taxa de infecção e o número de cidades infectadas a cada jogada.

Assim como o Pandemic, o Puerto Rico era um dos meus maiores sonhos de consumo lúdicos, e este igualmente atendeu a todas as minhas expectativas! Apesar de ter sido nomeado sem ter ganhado o Spiel des Jahres em seu ano (2002), Puerto Rico é um dos mais aclamados jogos de tabuleiro do mundo. Permaneceu no topo dos rankings mundiais durante anos, estando hoje em terceiro lugar num dos rankings mais visualizados dentro do mundo virtual lúdico.   

Puerto Rico (Rio Grande Games) - edição de aniversário
 Entretanto, ao contrário do Pandemic, Puerto Rico não é um jogo simples e leva algum tempo para se explicar as regras a todos os jogadores. Isso não significa que seja difícil compreendê-las, apenas que existe muita informação inicial a ser absorvida. Apesar disso, a mecânica chega a ser intuitiva depois da explicação, assim como os detalhes de cada tipo de ação e construção que permeiam o jogo. Ao térmico da primeira partida, todos já terão compreendido bem os movimentos, e provavelmente irão para casa pensando em qual será uma boa estratégia para ganhar o jogo no próximo encontro. 

Puerto Rico (Rio Grande Games) - edição de aniversário
Meu pai foi iniciado no mundo dos jogos com Dixit, após alguns meses de relutância e preconceito. Ele gostou tanto que decidiu por si só comprar duas expansões para o jogo. Depois, não foi difícil para o meu irmão apresentar a ele o Carcassone. Ainda assim, para manter a sua fama de mau, meu pai fez um certo charminho antes de aceitar jogar Puerto Rico no último feriado. Porém, como eu já esperava, o resultado só pôde ser um: ele adorou o jogo e na noite seguinte pediu por uma nova partida (que ele ganhou, por sinal). Na verdade, toda a família se assustou quando percebeu que eu e meu irmão precisamos ficar algumas horas sentados lendo as regras antes de poder assimilá-las e poder explicá-las ao resto da família. Entretanto, depois de jogar, todos gostaram muito do jogo. 

Puerto Rico (Rio Grande Games) - edição de aniversário
 Eu, particularmente, o julgo o melhor dentre todos os jogos que eu tenho no momento. A sorte ('acaso' acredito que seja um termo mais adequado) quase não influencia, apesar de a sua estratégia depender muito do que acontece com os outros jogadores. Pois cada jogador é o responsável por uma cidade, onde será necessário desenvolver a agricultura, as produções de mercadoria, trazer novos colonizadores para tocar as plantações e fábricas, desenvolver o comércio e a exportação. Se alguém decidir comprar a construção que você quer, você vai ter que se virar para criar uma nova estratégia, o mesmo acontece quando acabam os recursos antes de você conseguir produzi-los, ou quando alguém pega a plantação que você queria, etc. O importante é você conseguir fazer um planejamento flexível o bastante para superar a interferência dos seus vizinhos.

Ambos os jogos estão, como afirmado no início do post, no topo do meu ranking pessoal. Catan os segue de perto, seguido por Interpol, Dixit e Rummikub. E agora só me falta testar o Recicle!

Nenhum comentário: