1.5.12

war, catan, rummikub, interpol

Então, seu sobrinho vai fazer aniversário e você decidiu dar um jogo para ele. Aí, pensa em War, ou qualquer outro daqueles tradicionais básicos... E eu te digo, deixa disso! Compra um jogo muito mais divertido, pelo mesmo preço (dependendo do lugar, até mais barato), e aproveita e compra dois, porque você também vai acabar querendo um pra você, caso se aventure a jogar com seu sobrinho...

War é aquele jogo demorado, que praticamente todo mundo já jogou um dia. Aquele jogo de conquista de território, com exércitos e dados. Aquele jogo que sempre alguém tá foda e alguém tá fodido (me desculpe pelo linguajar, mas não penso em nada mais apropriado). E o segundo só quer que a droga da partida acabe logo, porque chega um momento em que aquilo vira tortura. E eu penso: por que as pessoas continuam comprando isso, se existe coisa muito melhor no mercado?

War (Grow)

A Grow lançou o Colonizadores de Catan. Tem em qualquer loja de brinquedos, costuma ficar do lado do War na prateleira, o preço é o mesmo. Mas pra quê comprar um jogo que é novidade, se eu posso comprar aquele que todo mundo está careca de conhecer, né? Pois bem, eu digo agora: compre Catan!!!!

Colonizadores de Catan é muito fácil de aprender, é lindo, as peças são muito bem feitas. Foi vencedor do Spiel des Jahres (um prêmio bem importante no exterior) em 1995, além de outros vários prêmios, e é um dos jogos mais conceituados mundialmente. Trata-se do seguinte: cada pessoa controla uma 'civilização', com suas aldeias, cidades e estradas. O tabuleiro é modular (significando que ele não é fixo e pode ser variado a cada partida), composto por hexágonos que correspondem a terrenos de produção (lã, minério, trigo, tijolo, madeira) e cada terreno recebe um número. Os jogadores distribuem suas primeiras aldeias e estradas nas conjunções desses terrenos e a cada vez que o dado for rolado, cada jogador que tiver aldeia ou cidade margeando o terreno cujo número sair no dado, receberá a matéria prima correspondente ao tal terreno. Existem negociações entre jogadores, compra de cartinhas que possibilitam ações diferentes, existe um ladrão que é movimentado toda vez que alguém tira 7 nos dados. Ou seja, é um jogo bastante dinâmico, com uma dose estratégica e outra de sorte, que não deixa nenhum jogador de saco cheio mesmo quando está perdendo, que proporciona suas risadas... Enfim,  é um jogo que não tem como errar. Eu duvido que seu sobrinho não vá gostar - inclusive, a chance de ele gostar mais do que de War é gigantesca. E se for sobrinha, pode ficar sossegado que o jogo é unissex (hã?).

Colonizadores de Catan (Grow)
Ah, você gosta de baralho? Sim? Então aproveita que está na loja comprando dois Catans e compra pra você também o Rummikub, que deve estar logo ao lado mesmo. Ok, ele não é feito com baralho, e sim com peças lindas que quase parecem de dominó, mas a mecânica é muito similar à de jogos de baralho. E, sério, é uma delícia para se jogar tomando uma cerveja (e olha que eu nem bebo cerveja), num churrasco qualquer. É bem divertido, porque ele tem uma peculiaridade: os jogos que você vai fazendo e baixando na mesa não são exatamente seus, são de todos. E aí qualquer jogador pode interferir e modificá-los. Traz boas risadas quando um dos jogadores se levanta e avisa: pera aí que eu vou fazer umas mudanças. Segura a respiração, porque a mesa provavelmente vai virar de ponta-cabeça! É delicioso. Faz a gente pensar, mas de uma maneira bem leve e descontraída! Também ganhou o Spiel des Jahres, mas em 1980.

Rummikub (Grow)

Ok, ok. Você não é do tipo que se arrisca em novidades, gosta de ficar lá travado no passado. Mas segura a peruca porque ainda não é motivo para comprar o War para o sobrinho! Quer um jogo bom e que está faz tempo no mercado? Então vai de Interpol (também está ali pertinho, afinal são todos jogos da Grow), mais um jogo a ganhar o Spiel des Jahres, em 1983. Imagina só: um dos jogadores é o Mister X, procurado pela Interpol, e os outros são os investigadores que estão em seu encalço. O tabuleiro é o mapa de Londres e o Mister X tentará a todo custo fugir, enquanto os investigadores usarão todos os seus recursos para alcançá-lo a tempo! Enquanto os investigadores quebram a cabeça em conjunto, sem saber onde diabos esse fugitivo está agora, o Mister X está com o coração pulando, ao perceber que alguém passou pelo ponto de ônibus mais próximo e por um triz não tomou o rumo do lugar onde ele estava!

Interpol (Grow)

Não te convenci? Você quer porque quer comprar a droga do War para o seu (pobre) sobrinho? Então, pelo menos, espera mais alguns meses, pois a Grow vai lançar o War - Batalhas Mitológicas, e parece que vai ter alguma possibilidade de melhora na mecânica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Tha,
Parece que voce esta saindo das postagens de cores de esmaltes, para postagens com jogos!

Me intriga esse gosto por jogos. Não entendo muito esse desejo, mas gosto de ver voce jogar com "gosto".

Beijão!

MAB

tha disse...

Pois é, tia, lá nos idos de 2008 eu já falava aqui no blog que eu tinha as minhas fases, rs...

Mas eu não abandonei os esmaltes. Continuo fazendo a unha toda semana;porém, desisti de fotografar porque eu nunca conseguia capturar a dor real do esmalte na foto - aí comecei a ficar frustrada.

Já os jogos de tabuleiro é uma coisa que eu sempre gostei desde pequena, mas fiquei anos sem saber que existiam jogos mais adultos e depois que descobri, me empolguei com eles de novo. Acho que é de família, pq minha mãe tb gosta muito e meu pai, apesar de não admitir, tb tem perfil de jogador, rs - sem falar nos avós baralheiros e no vô, que além do baralho, adorava o xadrez. :)

beijos!