9.4.08

resuminho

O medo
Ainda está on. E duvido que ele passe para off um dia, então, deixa pra lá.


A Nina
Ela me emprestou um livro de adestramento. Já li uma boa parte e descobri que o problema da Nina é com a matilha. Porque, nós não somos uma família, e sim uma matilha. E ela resolveu que é a líder - culpa nossa, claro. Bom, agora vou ter que me desdobrar pra tirar a liderança da bicha, mas sem nenhum tipo de imposição exagerada.

Assim, sempre que ela rosnar, eu não posso recuar, senão estou reforçando a liderança dela. O problema é que eu raramente recuo, mas e o resto? Vai ser difícil fazer o maridão e os avós da Nina não recuarem. Ou seja, vou ter que tentar ao máximo driblar as "situações de risco". Ou seja, evitar situações em que a Nina normalmente rosnaria para as pessoas, e nunca mais eu recuar, até ela aprender que quem manda não é ela e, quem sabe, parar de rosnar.

Outra forma de fazer ela parar de rosnar é oferecer recompensas pra ela sempre que ela não rosnar numa situação que ela rosnaria. Por exemplo, se minha mãe chegar com um biscoitinho na mão e a Nina estiver no meu colo, claro que não vai ter rosnadas. Aí, minha mãe poderia ficar um tempo afagando a Nina no meu colo e depois recompensá-la com o biscoitinho por não ter rosnado. Aí, com o tempo, a Nina ia ficar menos desconfiada das pessoas que se aproximam dela quando ela está no colo de alguém e, quem sabe, até ficar feliz com a aproximação dos outros.

E o spray com água? Ah... ainda vou ver se vou continuar com aquilo. Estou numa tremenda dúvida, viu.

Um comentário:

Re disse...

Que bom que está gostando do livro!!!!!
Acho que eu terei que usá-lo novamente com o Calvin... esses avós dele estragaram-no demais!! heheheehhe