17.5.08

nina, 'trá veis.

Sabe que a Nina até deu uma mordidinha no último feriado (nem doeu). Mas a gente estava tentando mudar ela de colo, ou seja, algo extremamente perigoso... hehehehe

Mesmo assim, EU ACHO que ela está melhorando. Em casa, comigo e o maridon, ela já deixa um fazer carinho nela enquanto ela está no colo do outro; ela também está deixando fazer carinho nela quando ela está na casa dela.

Além disso, eu já vi umas vezes ela ter mais paciência com a gente. Tipo, de vez em quando escapa de eu fazer alguma que ela não gosta muito: outro dia apertei o "queixo" dela quando ela estava no colo do Maridão. Ela não gosta nem que a gente afague ela quando está no colo de alguém, e nunca gosta que eu aperte o "queixo" dela em nenhum momento. Aí, sei lá o que que deu em mim e, sem pensar, inventei de fazer os dois ao mesmo tempo. Ela não rosnou, mas fez uma cara de "estou muito odiando você agora". Só que não rosnar é um passo enorme para ela, então fiquei super feliz (e fiz muuuuito carinho nela para recompensar o incômodo).

Ah, ela também está aprendendo super bem a andar atrás. Acho que ainda não tinha falado sobre essa técnica. O negócio é o seguinte: se a Nina acha que é a líder da matilha (e por isso acha que tem o direito de mandar/rosnar/morder), temos que fazê-la entender que quem manda é a gente e que, na hierarquia da matilha, ela é a última. Não, isso não é maldade. Isso é bom pra ela, porque ser a última na hierarquia significa que ela não tem as responsabilidades que ela sabe que não consegue dar conta - assim, ela vai ficar muito menos frustrada e muito mais tranquila.

Voltando ao 'andar atrás'. Uma das táticas para mostrar ao cachorro que ele não é o lider, é nunca deixá-lo andar na sua frente. Em uma matilha, o líder é aquele que anda na frente de todos. Então, estou ensinando a Nina a sempre andar atrás ou do lado da gente. E, pasmem, está dando certo. Muito de vez em quando ela esquece e passa na nossa frente, mas basta chamar rapidamente a atenção dela e ela volta toda saltitante para o nosso lado.

No sítio ou na casa da minha sogra fica mais difícil de saber se está funcionando. Primeiro porque ela sempre está muito cansada quando a gente vai pra lá e também as pessoas estão com tanto medo dela que nem tentam muito descobrir se ela já está boazinha ou não. Mas quem está me surpreendendo é o meu pai. Ele está abraçando a causa de melhorrar a Nina e, quando escapa a vontade de dar uma provocadinha nela, basta eu pedir "por favor, pai..." e ele para na hora. Já a minha mãe é meio Felícia (que nem eu) e de vez em quando ela tenta dar umas apertadas e agarradas na Nina (coisa que a catchora ODEIA), mas que é difícil de resistir mesmo. Eu entendo. Além disso, minha mãe se policia bastante para não exagerar nesses agarramentos.

3 comentários:

Anônimo disse...

progressos, avanços! que bom! pedagogia é tudo na nossa vida, nao é mesmo?

Re disse...

eeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!
Que bom que está dando certo, Tha!!! Eu preciso reeducar o Calvin, que está cada vez mais abusado! hehehhe

Monica Asperti Brandao disse...

No fundo acho que é uma questão de personalidade. Até entendo que quando ela esta confortavelmente num colo, realmente não goste de ser incomodada. As vezes me sinto assim....com vontade de dar uma mordida. Acho que as vezes dou, de outra forma....