10.5.11

cantinho da disciplina

Desde que o Zezinho completou um ano, mais ou menos, eu já venho aplicando o cantinho da disciplina em casa. Pra quem não conhece, é uma técnica que a Super Nanny ensina para que as crianças sejam mais obedientes.

A técnica é simples. Você deve ter regras em casa e elas devem ser cumpridas. Para cada regra quebrada, você deve dar uma advertência à criança, avisando que ela quebrou a regra e que se ela fizer isso de novo, ela irá para o cantinho da disciplina. A criança fica no cantinho apenas o tempo em minutos correspondente à idade dela. Para que o cantinho seja eficiente, você não pode conversar ou discutir com a criança enquanto ela estiver sentadinha lá. Após o término dos minutos, você explica à criança novamente o motivo que a fez ficar no cantinho e pede que ela se desculpe. Então, somente após a criança dizer "desculpa", você a abraça e ela está liberada.

No início foi difícil porque o Zezinho era muito pequeno e ainda não entendia muito bem o que estava acontecendo. Mas rapidamente eu já fui percebendo que ele já entendia o modus operandi da coisa toda. Hoje, com dois anos recém completos, ele sabe muito bem o que é o cantinho e o que faz com que ele tenha que ficar sentadinho lá.

O problema é que Zezinho nem bem fez dois anos e já entrou na fase denominada "terrible two", ou simplesmente "os terríveis dois anos". Nessa fase, a criança testa os limites dela e os de seus pais. A gente chega a pensar que a criança é, ou vai ser, bravinha e mandona, como se isso fosse um traço da personalidade dela - mas o fato é que geralmente é apenas fase mesmo. O Zezinho, muito espertinho, muitas vezes faz as coisas que eu acabei de avisar que estão erradas, só pra ver se eu vou REALMENTE fazer ele ir até o cantinho.

Manha também é algo que aumenta demais nessa época. Eles acham que podem ganhar as coisas no choro e, no começo, ganham mesmo. Isso porque você é pego desprevenido. O Zezinho nunca foi manhoso, sempre bonzinho de tudo. De repente começa a chorar do nada, a espernear, acordar de mau-humor, brigar por nada. E agente fica sem entender e acaba fazendo as vontades. Mas acontece que isso começa a ficar frequente e, quando você se dá conta, ele já montou seu próprio cortejo. Quando percebi que o que estava acontecendo era pura e simples manha, botei um fim nessa história rapidinho. Claro, na prática as coisas não são tão fáceis quanto nessa minha linda teoria. Entretanto, o cantinho tem ajudado muito a colocar ordem no meu galinheiro.

Enfim, o cantinho tem sido nosso porto-seguro em casa por esses tempos. E é visível o impacto que a palavra "cantinho" já produz por aqui! Muitas vezes a 'arte' já é interrompida já na advertência, pois Zezinho não está a fim de ficar sentado por dois minutos só pelo prazer em me desafiar, rs. Porém, nem sempre eu tenho essa sorte...

Mas aguardem, darei exemplos reais em breve.



Pior é que a minha intenção primeira era contar três pequenas historinhas do Zezinho, mas acabei me enrolando e o post já ficou grande demais. Por isso, as historinhas vão ficar pra próxima. 

Nenhum comentário: