30.5.11

tabuleiro

Já há algum tempo, eu lembrei de um jogo de tabuleiro que eu joguei muito na minha pré-adolescência com meus primos. Chamava-se 'Hero Quest' e nós pirávamos com ele! Aí, resolvi pesquisar na net se ele ainda era fabricado e acabei 'caindo' num site super bacana sobre jogos de tabuleiro: Ilha do Tabuleiro.

Foi graças a esse site que eu entrei em uma febre lúdica. Li sobre vários jogos, aproveitei um feriado em família para matar a vontade de jogar e caí de cabeça em dois jogos que meu irmão trouxe de Taiwan: Rummikub e Carcassone. Os dois jogos são ótimos, mas o pessoal de casa pirou mesmo no primeiro, que mistura uma mecânica similar à do baralho convencional com a aparência de um dominó. O bom é que as partidas são rápidas e sempre divertidas, ao mesmo tempo em que testam nosso cérebro.

Enfim, ando nesse período tabuleirístico e dentro dessa minha nova fase, criei alguns sonhos de consumo:

Colonizadores de Catan (Grow)
Recicle, Tempos de Crise (Galápagos Jogos / Bico de Lacre)
Puerto Rico (Rio Grande Games)*
Letters from Whitechapel (Nexus)*
Samurai (Ceilikan)
Interpol** (Grow)
Pandemic (Z-man Games)*
Munchkin / Munchkin Booty / Munchkin Cthulhu* (Steve Jackson Games)
Sabotagem (Pais e Filhos)
Ouro de Tolo (Ceilikan)
Mehinaku (Riachuelo Games / Toia)
Monopoly Deal (Hasbro)
Casa da Fama (Riachuelo Games / Toia)
Bra$ilis (Galápagos Jogos)
Arte Moderna (Odysseia Jogos)
O Rei dos Piratas (Pais e Filhos)


Os dois primeiros ítens merecem algum destaque nesse post. 


O Colonizadores de Catan é um jogo importado e que a Grow está lançando agora aqui no Brasil. É um dos jogos mais famosos no mundo lúdico e já era um sonho de consumo meu antes dessa linda notícia da Grow. Já avisei maridão que eu vou ter que ter um. Eu PRECISO dele!


Já o Recicle, Tempos de Crise, é criação de um brasileiro chamado Luish Moraes Coelho. Tenho lido só criticas positivas sobre esse jogo, mesmo dentre aqueles jogadores inveterados e 'especialistas' no assunto. Além de parecer ser um jogo muito bom em termos de mecânica e jogabilidade, também li que a qualidade dos materiais é equiparável à dos jogos importados, coisa que não se vê por aqui nem em jogos de empresas mais consagradas como Hasbro e Grow. Eu sei que, ó, estou babando!



* Importados
** A versão de Londres, não o "Fuga de Nova York".

2 comentários:

Re disse...

Joguei Carcassone outro dia, e achei o máximo!!!! Super divertido!

tha disse...

Eu sou suspeita pra falar, adoro Carcassone! Só tem que tomar cuidado pq ele tem um leve potencial para gerar desentendimentos durante a partida que podem se estender para além jogo, rsrsrs.